Um total de 78% de acordos foi o resultado do Mutirão do Conciliação do 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Belém, o Cejusc Varas de Família, realizado nesta sexta-feira, 29, no Fórum Cível de Belém e coordenado pela juíza Eliane Figueiredo, que está à frente do Cejusc Varas de Família. O presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Leonardo Tavares, e a diretora do Fórum Cível de Belém, Margui Bittencourt, visitaram a unidade durante os trabalhos.
Foram agendados para esta ação 85 processos referentes a matéria de família. O evento contou ainda com a presença do promotor Claudomiro Lobato Miranda e da defensora pública Rosemary Reis. As audiências são realizadas por conciliadores qualificados, que passam por formação específica, e têm o objetivo de diminuir a litigiosidade, possibilitar o diálogo e incentivar a cultura da paz, por meio da conciliação e da autocomposição das partes em torno de seus interesses.
A realização do esforço concentrado obedece à Política Judiciária Nacional de tratamento adequado de conflitos, nos termos da Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que propõe a utilização de métodos adequados à natureza e à peculiaridade do conflito para sua solução, como a conciliação e a mediação.