Encontro reforça gestão participativa

Des. presidente Leonardo Tavares abriu evento em Santarém

🕒 05/09/2019 09:58
Des. Pres. Leonardo de Noronha Tavares, fez a abertura do Encontro de Gestão Participativa em Santarém
Santarém recebe o Encontro de Gestão Participativa do TJPA 2019
Rafael Maia, juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Tucuruí durante palestra sobre gestão e liderança no ambiente organizacional aplicado ao judiciário
Magistrados e servidores presentes no encontro de Gestão 2019

O presidente do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), desembargador Leonardo de Noronha Tavares, fez a abertura do Encontro de Gestão Participativa, na manhã desta quinta-feira, 6, em Santarém, no oeste do Estado. É a 3ª edição do evento, que já ocorreu em Belém e Marabá, no sudeste do Estado, envolvendo, nos dois encontros anteriores, cerca de 310 magistrados, diretores de Secretaria e equipe técnica

Na Comarca de Santarém, o encontro congrega aproximadamente 70 participantes de 18 Comarcas das Regiões Judiciária de Altamira, Santarém e Itaituba a fim de aprimorar a gestão das unidades judiciárias para os resultados, melhoria do clima organizacional, aperfeiçoamento de práticas de gestão judiciária e integração das atividades meio e finalísticas do Poder Judiciário do Pará.

O desembargador presidente Leonardo Tavares afirmou que o novo formato dos encontros, como o já ocorrido em Belém e Marabá, busca a participação e colaboração com o compartilhamento de conhecimento "que julgamos relevantes para o aumento de eficiência de nossos processos de trabalho e a consequente melhoria da entrega de serviços  aos cidadãos jurisdicionados", disse.

“Devo dizer que parte desse modelo já foi adotado em visitas pontuais em Comarcas que apresentavam baixo índice de eficiência e, por meio de treinamentos, cujos conteúdos assemelham-se aos que aqui serão transmitidos, obtivemos resultados animadores que nos fazem crer que temos em mãos uma ferramenta que se caracteriza como uma boa prática a ser por nós adotada”, explicou.

O magistrado reiterou, assim como nas outras edições do encontro, a prioridade que será dada às unidades mais demandadas e com menor performance de indicadores jurisdicionais, "provendo-lhes recursos, como, por exemplo, de modernização dos sistemas tecnológicos de comunicação de dados. Prosseguindo nessa mesma determinação, criamos no início desta gestão a Central de Negócios, com o fito de melhorar e garantir a consistência dos dados que alimentam os relatórios do Justiça em Números do CNJ (Conselho Nacional de Justiça)", destacou.

O desembargador Leonardo Tavares ressaltou, ainda, as práticas destinadas à obtenção de melhores resultados,  como o Sistema de Correição Integrada, desenvolvida pelas Corregedorias de Justiça das Comarcas da Região Metropolitana e Interior com apoio da Presidência do TJPA, que tem alcançado melhores resultados, assim como são somados "aos vetores que hão de nos posicionar em outro degrau de avaliação dentre os Órgãos da Justiça Estadual do País".

“Vale registrar, por oportuno e inovador, sob o aspecto da modernidade operacional, os esforços que estamos empreendendo para melhores formas de trabalhar, com destaque para a adoção, em caráter experimental, do expediente a distância, denominado de Teletrabalho, iniciado a 1º de agosto último", observou o presidente do TJPA.

Os trabalhos foram abertos pelo juiz auxiliar da Presidência, Geraldo Leite, e pelo juiz da 2ª Vara Cível da Comarca de Tucuruí, Rafael Maia, que abordaram as temáticas da gestão e da liderança no ambiente organizacional com aplicação no judiciário.

Nos dois dias do encontro, o foco será na formação em cursos semipresenciais de Justiça em Números e Gestão Judiciária, além das Oficinas de Planejamento que contam com auxílio de consultoria da Fundação Getúlio Vargas (FVG).

Edições

Na Comarca de Belém, o 2º encontro integrou cerca de 200 magistrados e servidores de 59 Comarcas em dez Regiões Judiciárias, na última semana, a fim de aprimorar a gestão das unidades judiciárias para os resultados, melhoria do clima organização, aperfeiçoamento de práticas de gestão judiciária e integração das atividades meio e finalísticas do Poder Judiciário do Pará.

A 1ª edição do Encontro de Gestão Participativa ocorreu entre os dias 22 e 23 de agosto na Comarca de Marabá, na qual participaram cerca de 110 magistados de 21 Comarcas em quatro Regiões Judiciárias. O encontro é coordenado pela Presidência do TJPA, com apoio do Departamento de Planejamento, Gestão e Estatística (DPGE).

TJ/PA - Tribunal de Justiça do Estado do Pará

Av. Almirante Barroso n 3089 - Bairro: Souza - CEP: 66613-710 - Belém - PA. Telefone: (91) 3205-3000
Horário de Funcionamento: 8h às 14h

2013 - Secretaria de Informática - Todos os direitos reservados.