Dois sistemas de monitoramento garantirão maior segurança no parque de Tecnologia da Informação do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Esses sistemas, intitulados Zabbix e Grafana, passaram por melhorias e poderão, com mais precisão, detectar problemas que porventura vierem a ocorrer em sistemas (como o PJE, Libra, Mentorh, Portais, Sigadoc, e etc.), circuitos de dados (links de fibra óptica, links terrestres e satélites), redes internas (switches e as respectivas conexões), banco de dados e centrais telefônicas.
A atualização dos sistemas foi apresentada pela Secretaria de Informática ao presidente do TJPA, desembargador Leonardo de Noronha Tavares, e à presidente eleita para o biênio 2021-2023, desembargadora Célia Regina Pinheiro, no dia 9 de novembro. Segundo o chefe de Serviço de Infraestrutura de Redes do TJPA, Denison Soares, os sistemas já existem desde 2015, mas este ano passaram a ser responsáveis pelo monitoramento, realizando atualizações e melhorias no Serviço de Infraestrutura de Redes (SIR). “Com a experiência dos analistas que já haviam trabalhado com esses sistemas de monitoramento em outros órgãos de grande porte, foram realizadas padronizações e melhorias que possibilitaram ampliar o trabalho que já havia sendo realizado desde 2015”, explicou.
O grande benefício dos sistemas, segundo Denison, é que eles identificam precisamente qual o problema durante o monitoramento, o que permite os técnicos a atuarem de maneira rápida, além de diminuir o tempo de ocorrência desses incidentes. “Os sistemas também permitem automação de recuperações. Caso um evento ou problema seja conhecido, é possível que o próprio sistema (Zabbix) resolva o problema através da execução de scripts e comandos remotos. A área responsável é apenas notificada por e-mail, informando o incidente, a hora da ocorrência e a hora da normalização”, ressaltou.
Para que essa recuperação dos incidentes seja possível a Secretaria de Informática dispõe de equipe de monitoramento 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana. A cada incidente, é aberto um chamado técnico para o setor responsável, que além de poder ver pela própria interface do Zabbix os incidentes que estão ocorrendo, pode registrar a ação realizada na ferramenta de tickets, servindo dessa forma como base de conhecimento para incidentes similares que possam vir a ocorrer.
Os sistemas também possibilitam termos indicadores e gráficos que permitem fazer análises mais detalhadas sobre o parque de TI do Tribunal, com intervalos de tempo maiores, servindo como apoio para a tomada de decisão em assuntos como aumento ou redução de recursos nos sistemas.
Além do presidente e da presidente eleita, participaram da reunião os juízes auxiliares da presidência: Geraldo Leite, Maria de Fátima Alves e Luana Santalices; o coordenador da Central de Precatórios, juiz Lúcio Guerreiro; o secretário de Informática do TJPA, Diego Leitão; e demais servidores envolvidos no projeto.