Inscrições até 03/05. Fique ligado!
INFORMAÇÕES GERAIS
Natureza: Formação Continuada
Carga horária: 12 h/a
Período de inscrição: 24/04 a 03/05/2024
Público-alvo: Servidores(as) e Magistrados(as) do TJPA
Número de vagas: 150
Período de realização: 06 a 08/05/2024
Horário: 14 às 18 horas
Modalidade: remota
Local de realização: Plataforma Teams
CERTIFICAÇÃO
Os(as) participantes que obtiverem frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco), farão jus ao certificado de participação, que estará disponível em arquivo no digital no site da EJPA, após 7 dias da realização da formação.
DOCENTES:
ANDRÉ MONTEIRO GOMES - Magistrado. Especialização em Direito Público pelo Instituto Luís Flávio Gomes. Especialização em Direito Ambiental, Agrário e Minerário da ESM/PA. Possui o Curso Oficial de Formação de Formadores, módulos 1 e 2.
AGEILSON RODRIGUES DA SILVA - Curso Superior de Tecnologia em análise de Sistemas de Computação graduado em Sistemas de Informações, Pós em Direito de Processo Civil, servidor do TRF1.
ELMO DE OLIVEIRA DE MORAES - Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Centro Universitário Internacional (2019). Pós-graduado em Gestão de Negócios pela Faculdade FAMART. Atualmente é Técnico Judiciário - Apoio Técnico Administrativo - Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação
ISRAEL AZEVEDO FABIANO - Formado em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente é técnico judiciário do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.
EMENTA
Apresentar as funcionalidades disponíveis na extensão PJE+R e; coleta de informações sobre diferença de ambiente e funcionalidades a serem adaptadas para o TJPA.
OBJETIVO
Geral : ensinar os servidores quanto à utilização do sistema PJe, com apoio dos recursos disponíveis na extensão PJe+R, cujo desenvolvimento é conduzido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O foco é a melhoria das atividades desempenhadas pelas unidades judiciárias. Ao final da apresentação, os servidores terão maior conhecimento e segurança na aplicação de técnicas e manuseio das ferramentas para criação e utilização de modelos de documentos, etiquetas e demais técnicas correlatas.
Específico
METODOLOGIA
A proposta metodológica deverá priorizar a participação ativa dos cursistas, por meio de momentos de interação e atividades colaborativas, adaptadas às Diretrizes da Escola de Formação Nacional de Magistrados. Para isso, é importante adotar estratégias que incluam a problematização da realidade em que o(a) aluno(a) está inserido(a), utilizando métodos expositivos, interrogativos e ativos. Dessa forma, o(a) aluno(a) deixa de ser um sujeito passivo e passa a atuar de forma autônoma e protagonista no seu próprio desenvolvimento educacional.
Nesse sentido, o docente desempenhar um papel de facilitador e deve elaborar um plano de aula com atividades que promovam a relação teoria-prática. É essencial inserir atividades e exemplos que estimulem o(a) aluno(a) a criar suas próprias sínteses e, consequentemente, adquirir novos conhecimentos.
Os docentes farão a separaçao da turma de 150 alunos em grupos menores para acompanhar a parte prática, isso justifica as 12 horas para cada um.
O curso será desenvolvido em um total de 12 horas-aula, conforme programação a seguir.
PROGRAMAÇÃO
Data/Hora | Conteúdos | Carga Horaria | Expositor |
06/05/2024 14h00 às 18h00 |
Exposições gerais sobre as funcionalidades disponíveis na extensão PJe+R. | 4h/a | André Gomes, Ageilson, Israel e Elmo |
07/05/2024 14h00 às 18h00 |
Coleta de informações sobre diferença de ambiente e funcionalidades a serem adaptadas para o TJPA. | 4h/a | André Gomes, Ageilson, Israel e Elmo |
08/05/2024 14h00 às 18h00 |
As atualizações do PJE | 4h/a | André Gomes, Ageilson, Israel e Elmo |
AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
As atividades programadas ao longo do curso serão utilizadas exclusivamente como ferramentas de aprendizagem, com intuito de estimular e reforçar o processo de aprendizagem dos participantes, permitindo a aplicação prática dos conceitos abordados durante o curso. Assim, não será atribuída pontuação a essas atividades para fins de certificação.
No intuito de coletar feedbacks para orientar melhorias futuras em nossas práticas educacionais, ao final da ação formativa, será aplicada Avaliação de Reação. Instrumento para avaliar o desenvolvimento do curso e de desempenho do Formador.
Ao concluir o curso, aqueles que alcançarem uma frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) receberão um certificado.