Os seis detentos que escaparam do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará
(CRPP I) permanecem foragidos. Os presos teriam fugido armados do local, mas ninguém ficou ferido durante a ação. A fuga ocorreu na noite da última sexta-feira (1º) e os detalhes de como eles conseguiram deixar o presidio ainda são desconhecidos.
Oficialmente, a Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe) não forneceu mais detalhes sobre como os detentos conseguiram ter acesso a rua. Testemunhas informaram que os presos, que estavam armados, teriam deixado o complexo penitenciário pela porta da frente, fato não confirmado pela superintendência. A fuga ocorreu por volta das 18 horas em um dos Centros de Recuperação localizados no Complexo Penitenciário de Santa Izabel do Pará. O Centro de Recuperação tem capacidade para 786 presos e atualmente custodia 1056.
Por meio de uma nota da Susipe confirmou a fuga dos seis internos. Pelo menos três dos presos estavam armados. A Polícia ainda faz buscas na região para encontrá-los, mas até ontem à noite nenhum deles tinha sido recapturado. Além disso, a segurança na unidade prisional foi reforçada por homens da Companhia de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar. A Corregedoria da Susipe deve abrir um sindicância administrativa para apurar se houve conivência ou negligência de servidores para a entrada das armas na unidade prisional.
No final do mês passado um agente prisional foi feito refém no Presídio Estadual Metropolitano I (PEMI), em Marituba. Após intermediação do juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém, Cláudio Rendeiro, o refém foi liberado na manhã do dia 27 de abril.
© 2019 - TJ/PA - Tribunal de Justiça do Estado do Pará
Av. Almirante Barroso n 3089 - Bairro: Souza - CEP: 66613-710 - Belém - PA.
Telejudiciário: (91) 3205-2000 - 09:00 às 13:00h
Central de Serviços: (91) 3289-7100 - 08:00 às 20:00h