Ferramenta marca nova etapa de modernização tecnológica com foco em produtividade
O Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) promove um workshop, nesta quarta-feira, 17, às 14h, no auditório Maria Lúcia Gomes Marcos dos Santos, com o objetivo de apresentar a ferramenta de inteligência artificial “Iandê”. O recurso será implantado em todos os gabinetes do segundo grau, marcando uma nova etapa de modernização tecnológica com foco em produtividade, eficiência e fortalecimento da identidade institucional.
A Iandê é capaz de buscar, de forma autônoma, todas as informações necessárias para produzir minutas de ementas e votos, apoiando magistrados(as) e servidores(as) no trabalho diário. Desenvolvida pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (SETIC), a ferramenta foi testada, no mês de junho, nos gabinetes das áreas de Direito Penal, Público e Privado, obtendo resultados positivos de precisão e funcionalidade.
Para dar o ponta pé inicial, um workshop mostrará o funcionamento da Iandê e de como integrá-la nas rotinas dos gabinetes. Futuramente, a IA deverá ser aperfeiçoada, com expansão prevista para o primeiro grau e para outras áreas administrativas do Tribunal com o objetivo de apoiar e potencializar o trabalho, resultando em uma Justiça mais moderna e rápida.
Criada com estrutura do próprio TJPA, tendo à frente dos trabalhos o secretário da Setic, Diego Leitão, e do servidor da SETIC, Rodrigo Divino, a implantação da IANDÊ não gerou custos adicionais, garantindo autonomia e segurança no tratamento de dados. A proposta é ampliar a eficiência da prestação jurisdicional sem substituir a atuação de magistrados(as) e servidores(as). A solução é, ao mesmo tempo, prática, confiável e útil, preservando a autonomia e a segurança do Judiciário paraense.
Integrada ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e à plataforma Codex, o novo recurso está em conformidade com as Resoluções nº 253/ 2020 e nº 615/ 2025 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).